zf O Grande Livro do Xadrez ~ Letras à espreita

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

O Grande Livro do Xadrez

 O grande livro do xadrez- um manual e uma história, de Álvaro Pereira



A biblioteca da nossa escola adquiriu recentemente o livro “O grande livro do xadrez- um manual e uma história” de Álvaro Pereira.

Trata-se de um livro que contém capítulos de natureza técnica que constituem um manual completo do jogo e outros capítulos que contam a história, as lendas e episódios curiosos sobre a magia do rei, que é elemento fundamental do xadrez.

 As origens do jogo de xadrez perdem-se nas brumas do tempo. O jogo dos reis é reconhecido como o jogo de estratégia por excelência, desenvolvendo nos seus praticantes o raciocínio estratégico, a disciplina e a concentração.

O interesse deste jogo ultrapassa a vertente lúdica, tendo uma importante componente competitiva, e tendo diversas repercussões positivas naqueles que a ele se dedicam. Há, por exemplo, vários estudos que mostram que o xadrez desenvolve a concentração, o pensamento abstrato e está associado a um melhor rendimento escolar.


Sobre o autor: Álvaro Pereira possui o título de grande-mestre internacional de xadrez por correspondência e tem vários resultados de excelência no xadrez nacional. Publicou mais livros de xadrez e dirigiu Planos de Desenvolvimento do Xadrez nas Câmaras de Lisboa e Seixal e colaborou com vários jornais e revistas. Usando o nome de Álvaro Faria, é ator, encenador e autor. Em 2018, publicou o seu romance “O sobrevivente”.


Convidamos-te a vir à biblioteca para conheceres melhor este livro.

Sabes que podes jogar xadrez na biblioteca?

Bons jogos e boas leituras!

Publicado por Ricardo Andrade


0 comentários:

Enviar um comentário