zf Atividades dentro e fora de portas ~ Letras à espreita

Atividades dentro e fora de portas

Vamos flexibilizar!

Inauguradas Exposições sobre Castelos e Património local na Biblioteca.


No âmbito da flexibilidade curricular das disciplinas de HGP e EV, as turmas do 5.º ano elaboraram pesquisas e desenhos sobre os castelos de Portugal. Os castelos constam dos conteúdos de HGP que correspondem ao século XIII e em EV trabalharam-se os elementos da forma e a geometria no meio envolvente. No 3.º período serão construídos castelos em 3 dimensões na disciplina de EV com o docente João Granhão.



Também nas  disciplinas de TIC, História e Cidadania houve flexibilidade curricular. Os alunos de sétimo ano fizeram uma pesquisa sobre património local. Do trabalho resultaram cartazes que foram colocados na biblioteca. A ideia é educar para o património, preservando a memória coletiva.

Carla Pereira

(Publicado em 27 de março de 2024)

Visita de estudo a Conímbriga e a Coimbra

No passado dia 21 de março, as turmas de sétimo ano foram a uma visita de estudo às ruínas romanas de Conímbriga e ao Exploratório de Coimbra. 


Os quase 120 alunos foram acompanhados por 7 professores e tiveram a oportunidade de consolidar os conteúdos dados nas disciplinas de CN, FQ e História e de confraternizar no exterior das ruínas de Conímbriga. Fez-se um guião orientador da visita às ruínas que foi apresentado por 2 alunos de cada turma. A visita ao Exploratório passou por explorar o tema dos vírus e todos os tipos de contágio. A importância da vacinação esteve presente nas atividades disponíveis.  No autocarro ainda houve tempo para ler um poema relacionado com o dia internacional das florestas e das árvores até porque estava a decorrer a semana da leitura!A visita correu de forma agradável e até uma caça à moeda de chocolate se fez. Apesar de cansativo, os envolvidos apreciaram este dia bem passado! 

Carla Pereira

(Publicado em 20 de março de 2024)

Campanha Solidária “Cuidar”

A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) dinamizou  nos meses de fevereiro e março, a Campanha “Cuidar”.



No âmbito do Projeto Solidário da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) deste ano letivo 2023/2024, denominado “O Mar SOLidário começa aqui”, no seguimento das Campanha “Grãos de Arroz”, realizada nos passados meses de outubro e novembro, e da Campanha “Aconchego”, realizada nos meses de novembro e dezembro, propôs-se dinamizar, nos meses de fevereiro e março, a Campanha “Cuidar”.

A Campanha “Cuidar” foi uma Campanha Solidária que pretendeu promover o conhecimento e o contacto com pessoas com deficiência, contando com o envolvimento ativo da Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual - ALADI. Para além de alguma pesquisa realizada pelos alunos de EMRC sobre a ALADI e sobre as pessoas com deficiência, dois técnicos e vários utentes do ALADI visitaram as Escolas do primeiro ciclo do nosso Agrupamento de Escolas, com momentos de conhecimento mútuo, troca de experiências e de convívio.

Assim, este momento de Encontro decorreu nos dias 13 de março (na Escola EB1 da Agudela, envolvendo cerca de 100 alunos das turmas do 3.º e do 4.º Anos), 14 de março (na Escola EB 1 da Praia de Angeiras, envolvendo todos os alunos da Escola, num total de cerca de 130 alunos) e 15 de março (na Escola EB 1 de Cabanelas, envolvendo os alunos de EMRC do 2.º Ano e os alunos da turma do 4.º Ano, num total de cerca de 30 alunos).

De realçar a atenção e a curiosidade dos alunos perante as pessoas do ALADI que nos visitaram, com a certeza de que, todos juntos, respeitando as diferenças, nos tornamos pessoas mais ricas. Como se cantou em cada um dos momentos realizados em cada Escola, sentimos que: “A diferença está passando por aqui / A diferença está passando por aqui / Quando ela passa, tudo se transforma / A tristeza vai, a alegria vem / Quando ela passa, tudo se transforma / A alegria vem, para mim, p’ra ti também / Para mim, p’ra ti também”.

Agradece-se, uma vez mais, o contributo de todos os envolvidos nesta atividade, que foi e é uma causa a exercitar em cada momento da vida, ou seja, aprender a viver juntos e ajudar a “cuidar” mais uns dos outros, sobretudo, dos mais frágeis.


O professor de EMRC

Paulo Neves

(Publicado em 24 de março de 2024)

Olimpíadas da História


Como já vem sendo hábito no final de cada período, procedeu-se ao concurso "Olimpíadas da História".


Na manhã do dia 19 de março decorreram no auditório da nossa escola as Olimpíadas da História destinadas ao 3.º ciclo, organizadas pelas professoras Gisela Santos, Carla Pereira e com a colaboração de Teresa Carvalho.

Existiram três rondas de perguntas para cada ano letivo, durante toda a manhã.

No sétimo ano,  a turma vencedora foi a F, no oitavo ano venceu a turma D e no nono, coube à turma A. 

Foram momentos de grande diversão e dedicação. A competição foi saudável e os alunos tiveram a oportunidade de relembrar os conteúdos dados até ao momento. 


No terceiro período haverá mais!


      
Carla Pereira
(Publicado em 20 de março de 2024)

Parlamento dos Jovens  


Os alunos da nossa escola marcaram presença este ano no Parlamento dos Jovens. 


A iniciativa  decorreu em Penafiel nos dias 11 e 12 de março de 2024.  

O tema deste ano é “viver abril na educação - caminhos para uma escola plural e participativa”.  A nossa escola fez-se representar por uma aluna do quinto ano e dois do nono. 

Foi muito interessante perceber o espírito crítico, de cooperação e de cidadania estabelecido entre  as 76 escolas participantes. 

Carla Pereira
(Publicado em 13 de março de 2024)


Vamos cantar as janeiras


No dia 22 de janeiro, um grupo de alunos, de várias turmas da nossa escola, foi cantar as janeiras à Junta de Freguesia, ao Centro Social Padre Ramos e à ALADI.


Nos três locais, cantamos algumas músicas, nomeadamente, Lindum, Natal dos Simples, Janeiras de Mértola e Ó Meu Menino Jesus.

Em todos eles fomos sempre  bem recebidos e até tivemos direito a doçarias, a um lanche delicioso e muitas palmas. Também não nos podemos esquecer de agradecer os pratos para a bateria da nossa escola que nos foi oferecida pela Junta de Freguesia.

Vamos cantar as janeiras foi uma atividade espetacular, numa tarde muito divertida.


Inês Sousa e Sofia Pateiro, 5.ºC



(Publicado em 12 de março de 2024)

Entrevista a duas alunas praticantes de atividades físicas


Entrevista a duas alunas praticantes de atividades físicas


Tenho duas colegas de turma, a Inês e a Rita, que praticam atividades muito semelhantes e, por isso, decidi entrevistá-las em conjunto.


A Inês e a Rita conhecem-se desde a pré e fizeram juntas o primeiro ciclo na escola da Agudela. Além disso, ambas gostam de patinagem. 


- Que atividades praticam durante a semana?                                                   

      Inês -  Eu pratico natação, dança e patinagem.

      Rita- Pratico patinagem, natação e atletismo.


- Onde praticam natação e qual é a modalidade preferida?

   Inês- Pratico na Solinca, em Matosinhos. A minha modalidade preferida é golfinhos.

    Rita- Pratico na piscina municipal de Perafita. A minha modalidade preferida também é golfinhos.


- Onde praticam patinagem e qual é o vosso exercício preferido? 

     Inês- Pratico no Pavilhão Gimnodesportivo CRPF, de Lavra, e gosto muito de fazer  a bandeira.

     Rita- Pratico no Pavilhão Gimnodesportivo CRPF, de Lavra, e o meu exercício preferido é o moc.


- Na patinagem, fazem algum exercício que considerem mais doloroso? Qual?

     Inês- Sim, a bandeira.

     Rita- Sim, o avião.


- Como é que conseguem organizar a vossa semana de forma a conciliar tudo?

   Inês- Pratico cada atividade num dia diferente, exceto ao sábado que tenho duas.

     Rita- Também pratico cada atividade num dia diferente.


- Fazem alguma atividade dentro da escola? Se sim, qual?

     Inês- Faço jornalismo.

     Rita- Faço atletismo.


- Também têm atividades ao fim de semana? Se sim, quais?

     Inês- Sim, a patinagem e a natação são ao sábado.

     Rita- O mesmo acontece comigo.


- Das atividades que praticam, qual é a vossa preferida?

    Inês- Prefiro a patinagem.

    Rita- Eu também!


- E da que menos gostam?

    Inês- Da que menos gosto é dança.

    Rita- Não gosto tanto do atletismo, mas pratico.


- Gostavam de frequentar mais alguma atividade?

     Inês- Gostava de me inscrever no atletismo, na escola.

     Rita- Sim, a dança na escola.


- Obrigada pela vossa disponibilidade!

 Sofia Pateiro, 5.º C


(Publicado em 12 de março de 2024)

Atividades na Biblioteca com os mais novos


Na Biblioteca de Angeiras, os pequeninos do Pré-escolar cantaram a importância da igualdade dentro da diferença.
Fevereiro terminou, na escola de Angeiras, com uma atividade levada a cabo pela educadora Paula Ferreira e pelo professor Paulo Neves, em que as crianças (en)cantaram canções e teatralizaram bonecos de várias cores, simbolizando as diferenças étnicas e a maravilha desta diversidade. Cantavam: "é bom ser castanho.... é bom ser  amarelo... é bom ser branco... ", passando por toda a panóplia de cores existentes. O professor Paulo acompanhava dedilhando a guitarra. 
Boa atividade para aprenderem, desde pequeninos, a. importância da Igualdade entre a Diferença!
Aqui ficam as fotografias ilustrativas do evento.



Teresa Carvalho

(Publicado em 1 de março de 2024)

Celebrar os afetos e as emoções!


Na escola de Cabanelas, a professora Dora, acompanhada pelas educadoras, professoras e assistentes, promove atividades no âmbito da semana dos afetos.

Para comemorar a semana que antecede o Dia dos Namorados, fazem-se atividades na Biblioteca de Cabanelas sobre a importância e necessidade dos afetos, trabalhando-se também as emoções. 
As crianças vêem vídeos, ouvem leituras, respondem a questões levantadas pelas professoras, conhecem e vivem os espaços da Biblioteca.
No final, as crianças colaram num grande coração vermelho, os desenhos das suas emoções!

 

Teresa Carvalho

(Publicado em 9 de fevereiro de 2024)

Cabo Verde & 5.º C

    A turma do 5.ºC, na aula de Cidadania e na Assembleia de Turma, decidiu criar um projeto de solidariedade para Cabo Verde: cada aluno poderia trazer algo para oferecer às crianças cabo-verdianas de uma escola. 
    O primeiro passo seria chegar a casa e ver se havia algum objeto, brinquedo, roupa, livro,  … que já não usasse ou não gostasse. O segundo passo era trazer as coisas para a escola e colocá-las numa caixa.
    Por fim, a vizinha  da  Flor Arezes, uma aluna do 5.º C,  levaria tudo para as crianças cabo-verdianas.
    Em janeiro, assim, aconteceu: a senhora Teresa entregou as ofertas às crianças e todas ficaram muito contentes.
    Certamente que quem participou neste projeto de solidariedade também se sentiu muito feliz.

Sofia Pateiro e Inês Sousa 

(Publicado em 6 de fevereiro de 2024)

Olimpíadas da História e Parlamento dos Jovens


Na manhã do dia 12 de dezembro decorreu, no auditório da escola, a 1.ª edição deste ano letivo das “Olimpíadas da História”. Foram envolvidas todas as turmas de sétimo e oitavos anos. Em cada turma foram selecionados cinco jogadores. Foram aplicadas uma série de rondas em forma de kahoot e perguntas de escolha múltipla com os conteúdos dados ao longo do 1.º período. Da iniciativa resultaram 3 turmas vencedoras no sétimo (A, C, F) e três turmas no oitavo (A, C, D). Parabéns a todos os envolvidos e viva a História!


Na tarde do dia 12 de dezembro fomos agraciados pela vinda do Sr. Deputado Miguel Rodrigues no âmbito do projeto “Parlamento dos Jovens”. Falaram-se sobre as medidas para uma escola mais plural e participativa. Este ano letivo pretende-se fazer uma reflexão sobre o impacto dos 50 anos da revolução na educação em Portugal. Nesta “lição de democracia” falou-se sobre a assembleia, o estado da educação/ país, as propostas dos Encarregados de Educação e dos alunos, os modelos internacionais, diversidade cultural e outros tópicos de grande interesse. Estiveram envolvidos os representantes de turmas do 2.º e terceiro ciclos assim como alguns Encarregados de Educação. Foram elencados caminhos / estratégias para uma escola mais inclusiva, participativa e mais plural. Foi uma tarde bem passada onde a reflexão, argumentação, tolerância, responsabilidade e liberdade imperaram. Em janeiro decorrerão as eleições internas para seriar a lista que irá representar a escola na sessão distrital do Porto. 

    
Gisela Santos

(Publicado em 16 de dezembro de 2023)

Presépios mágicos


Uma das iniciativas do Projeto Solidário da disciplina de EMRC, denomina-se “Campanha Aconchego” relacionada com os sem-abrigo. O professor Paulo Neves lançou o desafio intitulado “presépios mágicos”.


A iniciativa visa elaborar com, material reciclado, a representação de Maria, José e o Menino sem adereços para lembrar que há pessoas sem-abrigo. Em paralelo acontece uma recolha de peças de roupa interior que serão entregues ao Grupo de Jovens de Lavra – JORAC. 


A “Campanha Aconchego” teve uma adesão simpática por parte das famílias e alunos e por isso a exposição está patente na Biblioteca da nossa escola. Um agradecimento especial a todos que alimentam este espírito solidário pois educar também é ajudar e cuidar do outro.




Make a Wish


A campanha da Make a Wish está a decorrer junto dos alunos e EE e visa ajudar as crianças que mais precisam. Nesta época natalícia é importante envolver os alunos no sentido de pensarem e preocuparem-se com o  outro de forma a proporcionar ao outro momentos de felicidade e alegria.


As estrelas adquiridas servirão para decorar a escola lembrando que a “força, alegria e a imaginação” devem estar sempre presentes nas nossas vidas. A nossa Biblioteca como não podia deixar de se associar uma vez mais a esta campanha solidária! 

(Publicado em 11 de dezembro de 2023)

Outubro, mês de leituras em Cabanelas


O Cinanima foi a Cabanelas

Dia da Alimentação em Cabanelas

 

   
   
 

(Publicado em 23 de novembro de 2023)

Halloween - A scary mask

Por ocasião da festividade "Halloween" e à semelhança dos alunos do 2.º e 3º ciclo, os alunos do 3.º e 4.º anos do nosso agrupamento participaram, no âmbito da disciplina de Inglês, na atividade "Halloween - A scary mask". Elaboraram/decoraram máscaras de Halloween, que foram posteriormente expostas nos vários espaços escolares. As várias turmas procederam à votação das máscaras mais criativas. Os alunos participaram com muito interesse e empenho nesta atividade. 
Parabéns a todos os alunos pela extraordinária criatividade!

  



  

Elisabete Santos (Professora)

(Publicado em 8 de novembro de 2023)

A Cidadania e a Alimentação invadem a Biblioteca!


As turmas de sétimo ano, em Cidadania ou AT, foram visitar a Biblioteca Escolar e levaram um guião para preencher à medida que exploravam a exposição. Foi “uma espécie de caça ao conhecimento”. Os alunos trabalharam em pares e exploraram as especiarias, cereais, infusões frutos secos, a roda dos alimentos, alimentação dos astronautas e alimentação mediterrânica. 

As atividades decorreram de 17 a 27 de outubro. Para além da Biblioteca também a “Sala do Aluno” esteve repleta de curiosos. Foi uma aula bem passada!

Carla Pereira & Gisela Santos (Professoras)

(Publicado em 25 de outubro de 2023)

O que é português é Bom, até na Alimentação!

Portugal é um país de contrastes paisagísticos, culturais e gastronómicos.

No contexto da gastronomia e, em particular, a propósito de cozinha tradicional portuguesa, Fialho de Almeida, num famoso texto do 3.º volume de “Os Gatos”, pronuncia-se sobre o que é o prato nacional:

“Uma composição culinária, característica, inconfundível. Transmite-se por tradição: os estrangeiros não sabem confeccioná-lo, mesmo naturalizados: tendo chegado até nós por processos lentos, e contraprovas de biliões de experimentadores, sucessivamente interessados em o fixar de forma irrepreensível, resulta ser ele sempre uma coisa eminentemente sápia e sadia. Isto o distingue dos pratos “compostos”, quero dizer daquelas mixórdias de comestíveis e temperos, doseados a poder de balança, exclusivamente científicas, nada intuitivas e meramente inventadas.

O prato nacional é como o romanceiro nacional, um produto do génio colectivo: ninguém o inventou e inventaram-no todos; vem-se ao mundo ido por ele, e quando se deixa a pátria, antes de pai e mãe, é a primeira coisa que se lembra.

Em Portugal não há província, distrito, terra, que não registe entre os monumentos locais, a especialidade de um petisco raro, sábio, fino, verdadeira sinfonia de sabores sempre sublime”.

In À mesa com Fialho de Almeida


A lampreia à moda do Minho, as tripas à moda do Porto, as migas ripadas, o caldo de castanhas, a caldeirada de enguias, os biscoitos de azeite, a sopa de pedra, o coelho à caçador, a açorda à alentejana, os caracóis à algarvia; as cavacas da Ilha de Santa Maria e o bolo do caco da Ilha da Madeira, são apenas algumas das iguarias do nosso país.

Para saberes mais sobre o nosso património gastronómico, clica nos links:

https://www.portugal.gastronomias.com/minho.htmlhttps://www.portugal.gastronomias.com/tras_montes.htmlhttps://www.portugal.gastronomias.com/beira_alta.html

https://www.portugal.gastronomias.com/beira_litoral.htmlhttps://www.portugal.gastronomias.com/beira_baixa.htmlhttps://www.portugal.gastronomias.com/estremadura.html

https://www.portugal.gastronomias.com/ribatejo.htmlhttps://www.portugal.gastronomias.com/alentejo.htmlhttps://www.portugal.gastronomias.com/algarve.html;

 https://www.portugal.gastronomias.com/madeira.html

(Publicado em 16 de outubro de 2023)

A História faz-se todos os dias!

O grupo de História não podia deixar de assinalar uma data grandiosa, decisiva para a nossa História: a comemoração do 5 de Outubro! Aproveitamos para também assinalar o  Dia Nacional dos Castelos (7 de outubro). 

A exposição patente na Biblioteca, sobre a implantação da república, resultou das pesquisas realizadas pelos alunos do sexto e do nono ano. Destaca-se a articulação entre os dois ciclos e o empenho demonstrados!



Os alunos do sétimo ano estiveram envolvidos na comemoração do dia dos castelos. Enviaram algumas fotos em família nos castelos de Portugal. De norte a sul, foram inúmeros os castelos “revisitados”.

E desta forma lembramos que a História toca a todos
nós e cabe a cada um lembrar o seu património, memórias e raízes nacionais!

(Publicado em 10 de outubro de 2023)

A Herança Muçulmana

Este período as atividades do 5.º ano foram diversificadas. Depois da exposição “A Herança Romana”, os alunos realizaram outros trabalhos que também estão expostos/projetados na Biblioteca Escolar e os encarregados de educação voltaram a ser convidados. Pena é que as famílias não compareçam! Seria muito importante para todos nós e especialmente para os nossos alunos!



A Europa e eu

Em parceria com a JAP (Junior Achievement Portugal) as turmas do 5.º A e 5.º C contaram com a presença de dois voluntários da GALP (Pedro Vieira e Manuel Marques)  nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento. O tema tratado foi “A Europa e Eu” e, para além de os alunos alargarem os seus conhecimentos sobre o nosso continente, aprenderam conceitos importantes relacionados com o mundo empresarial e resolveram problemas com que as empresas se confrontam no seu dia a dia.
Os alunos aderiram com muito entusiasmo às atividades dinamizadas pelos voluntários! Certamente, uma experiência a repetir!

A Herança Romana

Durante a interrupção letiva do Natal, a pedido da professora de História e Geografia de Portugal, os alunos do 5.º A, B e C realizaram trabalhos de pesquisa subordinados ao tema “A herança romana”. Os alunos foram bastante criativos, pois apresentaram vídeos, fotografias, PowerPoints, maquetes de vários materiais, inclusive alguns reciclados, e cartazes. Os trabalhos projetados e/ou expostos, na Biblioteca da escola, foram muito elogiados pela comunidade escolar.
A professora Manuela Almeida, através dos diretores de turma, enviou um convite aos encarregados de educação para visitarem a nossa “Herança Romana”.

Manuela Almeida (Professora)

(Publicado em 20 de abril de 2023)

Grammar Contest

Students participated in the Grammar Contest, that took place on 28th March 2023.


5th and 6th grade students had to use grammar structures learnt in the  English classes. 

7th, 8th and 9th grade students had to say the irregular verb leading forms, according to their English level.

The students were very enthusiastic and competitive, so after several rounds here are the winners:


  • James Silva, 5.º D

  • Filipa Alves e Henrique Toscano, 6.º E

  • Lua Heijmen, 7.º D

  • Francisco Silva e Nádia Pinto,  8.º D

  • Anabela Moreira,  9.º D


Congratulations to all participants!

7th grade winner

(Publicado em 14 de abril de 2023)

Nova atividade do Projeto Engenheiras por um dia 

    No passado dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, tivemos o privilégio de ter a
visita, na escola, da Dra. Sílvia Castro, diretora da zona norte do Banco BNP Paribas.
    
    A Dra. Sílvia começou por nos falar sobre o seu percurso, tanto a nível pessoal como
profissional. Pessoalmente, achei bastante interessante o facto de ela ter vivido em
diferentes locais ao longo da sua vida, mas, o que me captou mais a atenção, foi 
já ter vivido num país como a África do Sul, que engloba uma realidade totalmente diferente
da de Portugal. Disse-nos ainda que, em pequena, o seu maior sonho era ser engenheira,
pois sempre que ia visitar o pai ao seu gabinete de trabalho, via todas aquelas plantas de projetos nas
paredes e sentia-se maravilhada e fascinada.
    Falou-nos bastante, também, da sua filha e do vasto número de profissões que ela já
quis seguir, tais como veterinária, engenheira, entre outras. Sobre este assunto, a Dra. Sílvia
contou-nos muitas conversas dela com a sua filha que nos tiraram bastantes gargalhadas da
boca.
    No meio das gargalhadas todas e dos sorrisos contagiantes da Dra. Sílvia, saiu-lhe
uma frase dos lábios que me fez refletir bastante: “Se eu pudesse falar com aquela menina
pequenina e dizer-lhe onde ela iria chegar um dia, acho que ela iria rir-se das minhas
palavras”. No meu caso, acho que se me virasse para a "mini eu" e lhe dissesse que,
futuramente, teria notas incríveis e que seria o orgulho dos seus papás, ela iria rir-se na
minha cara.
    A Dra. Sílvia fez-nos diversas perguntas sobre o que gostaríamos de ser no futuro e,
surpreendentemente, quase ninguém conseguiu responder. Acho que, depois do que nos
disse acerca do seu percurso de vida, nos deixou a pensar no que realmente queremos ser
no futuro.
    Gostei bastante da visita da Dra. Sílvia à nossa escola, pois, de algum modo, ela
conseguiu virar a minha mente do avesso, apenas por dizer aquelas palavras sobre o que
diríamos ao nosso mini eu. Espero poder reencontrá-la um dia e dar-lhe uma resposta certa
à pergunta que ela nos fez: “O que é que vocês serão um dia?”.
Luana Ferraz, 9°D


(Publicado em 4 de abril de 2023)

Engenheiras por um dia 
Hoje, dia dezasseis de fevereiro, as turmas do 9°ano, entre as quais a minha turma, 9°D,
foi convidada a participar numa atividade “Desafios das Engenharias” do projeto
“Engenheiras por um dia”.

A atividade começou com uma apresentação sobre o que é Engenharia, feita por um
professor universitário do ISEP, Engenheiro José Magalhães. Na sala, também estavam
presentes outros elementos universitários, também do ISEP. O professor explicou-nos
algumas vertentes da Engenharia, maioritariamente Engenharia de Sistemas.


Pessoalmente, achei extremamente interessante! Mostrou-nos projetos feitos por alunos
sobre diversos tópicos. O meu favorito foi, sem dúvida, o trabalho de aplicar energia
fotovoltaica (painéis solares) nos diferentes monumentos do Porto. A execução deles estava
excepcional! Para além de nos mostrar os diferentes trabalhos, o professor mostrou-nos
diversos programas utilizados para fazer cálculos, planos e outros materiais desse tipo,
nomeadamente os programas “Tinkercad” e “Geogebra”. Sem dúvida que o facto que eu saí
de lá a saber melhor foi a quantidade de Matemática e Física existentes neste curso. É
imensa!
Após a explicação do professor, uma aluna que o acompanhava, de nome Inês, mostrou-nos um projeto que teve que realizar no seu 2° ano de faculdade, um carro com sensores de movimento, humidade, temperatura e de distância. Era impressionante!
No fim de todas as explicações e demonstrações, deram-nos a oportunidade de explorar diversos projetos feitos por alunos do ISEP, como, por exemplo, painéis solares que conseguimos mover com a lanterna dos telemóveis, um sensor de distâncias que ficava vermelho se estivéssemos próximos de mais, amarelo se estivéssemos a uma distância razoável e verde se estivéssemos a uma distância segura. Embora tenha visto todos os projetos, o meu favorito foi, sem dúvida, o carro que a Inês fez.
Adorei completamente esta atividade, pois sou extremamente apaixonada pela área das
Engenharias. Mal posso esperar por uma ida ao ISEP numa próxima!

(Publicado em 27 de fevereiro de 2023)

Valentine Cards - atividade Inglês 1.º ciclo


" Por ocasião da festividade Saint Valentine's Day", os alunos do 3.º e 4.º anos do nosso agrupamento cumpriram a tradição e elaboraram Valentine cards (postais de S. Valentim) para oferecerem a um(a) amigo(a) e assim demonstrarem o seu afeto e amizade. Os bonitos trabalhos dos alunos decoraram os diversos espaços das escolas e foram posteriormente oferecidos ao amigo(a) especial.

Parabéns aos alunos pelo grande empenho e criatividade!"
Elisabete Santos (professora)

(Publicado em 24 de fevereiro de 2023)

Alunos do 2º ciclo cantam as janeiras à comunidade lavrense

Foi com muita animação e espírito de partilha que, na tarde de 26 de janeiro, um grupo de alunos e professores do 2 º ciclo da nossa escola retomaram a tradição de cantar as janeiras à comunidade lavrense.
Os locais emblemáticos da nossa comunidade nos quais cantamos as janeiras foram: a Junta de Freguesia, o Centro Social Padre Ramos (creche e lar de idosos) e a Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual (ALADI), nos quais fomos recebidos de forma entusiástica e calorosa.
Nestes locais, interpretamos os temas: “Natal dos Simples” de Zeca Afonso, “Somos Marinheiros”, “Lindum”, “Janeiras de Telheiras” e “Menino Jesus”. 
Para terminar esta tarde musical da melhor forma, cantamos também as janeiras na reunião do Conselho Pedagógico da nossa escola. 
Foi uma experiência fantástica e enriquecedora que esperamos repetir no próximo ano.

Tomás Silva, 6.º E

(Publicado em 17 de fevereiro de 2023)

Writing Contest

In the 1st term students participated in the English Writing Contest. They wrote

texts according to the topics they had learnt in the English classes.
        There were really good texts, so it wasn’t easy to choose, but finally here are the winners:

Mariana Braz, 5.º D
Maria Bessa, 6.º D
Lua Heijmen, 7.º D
Guilherme Marinho, 8.º A
Diogo Dias,  8.º D
Daniel Silva,  9.º E

Congratulations to all! 
                                    
Keep reading and writing in English!

 

Writing Contest - 7th grade Winner

My daily routine

    Hi!! My name is Lua and I’m twelve years old. Today I´m going to tell you about my
school days. I actually love all my school days, but one of my favourite days is
Wednesday.
    I always wake up at six o’clock and I study a little bit. Then, I have breakfast, I get
dressed and I brush my teeth. When I have time, I help my mother with waking up
my brother and preparing him for school!
    I go to school at a quarter to eight. My classes start at a quarter past eight, so I'm
never late.
    First, I have PE. At the end of the lesson I have a quick shower and eat a snack.
After that, I have Maths, History and French. At a quarter past one, I have lunch it
the canteen with my friends. I often hang out with my classmates, but sometimes I
also study a bit.
    In the afternoon, I have science, physics and chemistry. My classes finish at ten to
five. After that, I have badminton practice and finally I have athletics, until half past
eight.
    I have dinner with my family at nine o’clock. I sometimes study or read a little bit
before I go to sleep. I go to bed at ten o‘clock.
    Bye!!

Lua Heijmen, n.º 10, 7.º D


Writing Contest - 8th grade Winners

My routine and my free time activities

    Hello! My name is Guilherme and I’m thirteen years old. I’m Portuguese and I’m from
a small village, near Porto.
    I have a busy routine. I wake up at twenty past seven a. m., I get dressed, I have
breakfast and then I brush my teeth. I always go to school by car, but it has some
disadvantages: it takes 10 minutes to arrive at school, it isn’t good for the
environment and when you arrive all roads around the school always have a lot of
cars which creates a long queue.
    I have lunch in the school canteen and after school time ends, I go to my study
centre and I stay there until half past 7 p.m. I have dinner with my family, I have a
shower, I prepare my backpack and then I play some computer games. I usually go
to bed at 11 p.m.
    It’s hard to tell all the things I want, because they are so many, so I’m going to tell
the most relevant and irrelevant activities/hobbies, in my opinion.
    I love cooking with my family, because once again cooking with them is a new
opportunity to learn. I love reading books, it’s very relaxing. My favourite book is “The
Anne Frank Diary”. I hate cleaning dishes, it’s very disgusting cleaning objects that
other people used to eat. 
    I don’t like studying Physical Education, it should only be evaluated by our physical
capacities and behaviour. I keep the same opinion about Music, why do we need to
study for that?! A person hardly ever selects music to be his/her work in the future. It
should be an optional subject!
Guilherme Marinho, n.º 9, 8.º A


My routine and my free time activities
    Hi!
    My name is Diogo Dias. I’m 13 years old. I have a sister and a brother.  This is a big
family.
    My daily routine is simple. I get up at 6:45 a.m and make my bed. I have a shower at
7:00 a.m and I get dressed. After that I have breakfast and go to school by car with
my father, my sister and my brother. My mum goes to work in another car.
    My classes start at 8:15 a.m and finish at 1:15 p.m. I have lunch in the school
canteen and go to my house on foot with my brother Lucas and my friend Eliana.
    Then I study, do my homework and read a book. 
    At 7:00 p.m I play videogames with my friends and my brother and I also watch TV. I
set the table for dinner at 8:30 p.m. After that I watch TV with my family. At 10:00
p.m I go to bed. I have a pet, my cat Tovias.
    This is my daily routine! Bye!      
Diogo Dias, n.º 5, 8.º D
 

    Hello there!
    My name is Nádia, I’m thirteen years old and today I’m going to talk about my
routines and free time activities.
    Many teens these days have a digital routine, whether that is checking
Instagram every morning or playing video games before dinner. However, I believe
both these activities are a waste of time, so I keep mine simple. 
    I wake up at 7:15 every morning (yes, even at the weekends!) and have
breakfast. Then, I either do my skincare and brush my teeth or I get dressed,
depending on my mood. My weekday routine is pretty boring: I just go to school and
study (not implying that school itself is boring). On the weekends, I read all morning
and do my homework in the afternoon while listening to Spotify. Sometimes, at night,
    I watch Netflix with my mom. I love our movie marathons!
My free time activities are crucial to my productivity since they help me relax
and clear my head. My all-time favorite free time activity is reading (especially in
bed!). It calms me, while expanding my vocabulary and training my imagination. I
read every day, I literally cannot function without it! Painting is also something I do
very often, as it helps me regain my focus and think better. Besides these two
hobbies, I like taking walks with my dog, watching movies with my mom (in the
cinema or at home), with a big bucket of popcorn (salty, of course), writing/working in
my book (preferably outside) and stargazing.
    Well, this is me! A dreamer, a watcher and a writer.
Nádia Pinto, n.º 19 , 8.º D

Writing Contest - 9th grade Winner

    My lifestyle
    In my opinion I have quite a healthy lifestyle! I do regular exercise and I have a good
diet.
    I really like the P.E. class, because I love doing sports like running, playing football,
playing basketball and even doing physical exercise such as push ups and squats.
Another thing I like doing is cycling. During the summer holidays I used to do ten to
fifteen kilometres of road cycling every day, when possible (of course).
    I always eat three meals a day. For breakfast I have a bowl of cereal with milk.
During the morning I have a little snack like bread, biscuits, yoghurt or fruit. For lunch
my dad gets take-away and it always contains salad or other vegetables and fruit for
dessert. During the afternoon I have a snack similar to the one I have in the morning.
    For dinner my mum usually makes pasta. I always have water at meals.
I have a shower every one or two days and I brush my teeth after every meal. When
it comes to safety, I don't like to take risks and some people call me a scared cat
because of that, but I just ignore them.
    I have good life habits.
 
Daniel Silva, n.º 5, 9.º E

Spelling Bee Contest

Students participated in the Spelling Bee Contest, that took place in the school library, on 13th December 2022.

They had to spell words in English, according to the vocabulary learnt in the  English classes. It was a very competitive contest, but after several rounds here are the winners:

·         Beatriz Burmester, 5.ºC

·         Xavier Soares, 6.º C

·         Isabel Silva, 7.º D


·         Catarina Vicente,  8.º A

·         Sofia Rodrigues, 9.º A


Congratulations to all participants!

(Publicado em 15 de dezembro de 2022)

Thanksgiving  Tree of Thanks

No passado dia 24 de novembro realizou-se, nas Escolas Básicas de Cabanelas, Agudela e Praia de Angeiras, a atividade "Thanksgiving Tree Of Thanks", inserida na disciplina de Inglês do 1º ciclo.

Os alunos das diversas turmas escreveram palavras expressando "I'm thankful for/ Sou grato por", que foram posteriormente afixadas numa Tree of Thanks/Árvore do Agradecimento.

As turmas envolvidas nesta atividade participaram com bastante entusiasmo, tendo, ainda, sido visualizado um vídeo de animação contextualizando historicamente esta tradição americana."






(Publicado em 29 de novembro de 2022)

HALLOWEEN PARTY

On 31st October we celebrated Halloween at school. We had:

- a Scary T-shirt Contest
- a Halloween dance - "Spiders are alive", by 6A and 6B students

Everybody had fun!

Thanks to all participants!



See the Halloween dance HERE:

https://drive.google.com/file/d/1MpJfOFDIi3mB1uqjX0lYW4ZJN3KlNM3M/view?usp=share_link

(Publicado em 2 de novembro de 2022)

A Lua foi à escola!

Já todos admiramos a Lua e as estrelas, seja da nossa janela do quarto, do carro ou até mesmo na rua. Mas já alguma vez observaste estes elementos celestes através de um telescópio?

Foi isso mesmo que os alunos estiveram a fazer no último dia 6 de outubro, às 21h, no pátio da nossa escola. 

No âmbito da adesão da nossa escola à  Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola (CCVnE), foi constituída uma parceria com o Planetário do Porto. Assim,  com o auxílio do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e do seu representante, o astrónomo Filipe Pires, vários alunos e respetivas famílias puderam observar a Lua, Júpiter e Saturno com pormenor, através das potentes lentes de telescópios. 

Sabias que a nossa escola tem um telescópio? Pois é, o nosso telescópio, que foi uma oferta da Associação de Pais da nossa escola, juntamente com o fornecido pelo CAUP, foi foram instrumentos cruciais para a realização deste evento.

A noite começou um pouco atribulada, devido às nuvens, mas todos se puderam divertir graças à aplicação "Skyview", que tu também podes usar em casa. 

Foi uma noite, deveras, inesquecível e divertida e espero ansiosamente pela próxima! 


Nádia Pinto, 8.º D
Outubro 2022

(Publicado em 31 de outubro de 2022)

Mais uma vitória do Clube de Atletismo C+S de Lavra!

Vejam os nossos alunos a brilhar!

(Publicado em 29 de junho de 2022)

In english, please

In English, this term students participated in tne Culture Quiz about English speaking countries. It was a very competitive contest, but finally here are the winners: 

Eduardo Pinto / Tomás Silva - 5.º E
João Maio  / Timur Zasyadko - 6.º B
Madalena Viegas / João Vasco Pessoa - 7.º C
Diogo Duarte / José Anunciação - 8.º D
Maria Inês Novais / Guilherme Coelho - 9.º E

                                        

                                                    

Congratulations to all the participants!

(Publicado em 22 de junho de 2022)

As part of Curricular Flexibility, some projects  were done on Healthy Habits / Food!




7th E

These slogans were made by the 8th grade. To see them better, click on the pictures.

8.º B

8.º F

(Publicado em 9 de junho de 2022)


A PARTIDA DA ÓPERA


Havia um clube de Xadrez...

e havia um clube de Música! Na nossa escola. Juntaram-se e 

produziram este belo filme! 

Para veres, clica na imagem


É a história de uma partida de xadrez disputada no séc. XIX em que o vencedor, Paul Morphy (americano), jogando com as brancas, venceu dois adversários, o Duque de Brunswick (alemão) e o Conde Isouard (francês), com a abertura: defesa Philidor (nome de um xadrezista do séc. XVIII, que também foi um compositor de ópera), em 1858. O jogo realizou-se nos bastidores de um teatro, na altura em que no palco decorria uma ária, provavelmente a Norma, de Bellini, que terá inspirado o vencedor. 

(Publicado em 6 de junho de 2022)


In English, please!

Last term students participated in the English Writing Contest. 

There were really good texts! It wasn't easy to choose, but finally here are the  winners:

Juliana Ribeiro, 5.º C

Lua Heijmen, 6.º D

Nádia Pinto, 7.º E

Elsa Costa,  8.º E

Raquel Pereira, 9.º C

Congratulations to all! 
                                    

Keep reading and writing in English!

Writing Contest - 7th grade Winner


My dream house


The house of my dreams is an old mansion from the Victorian age.

I would have a study; a big library, so I can keep my books in just one place instead of keeping them in eerie locations like I do now; a bedroom with a private toilet, so I don't have to get up in the middle of the night and wander through the house searching for it; a bathroom with a big bathtub; a huge living room with an equally huge couch and TV, so I can binge-watch “Harry Potter” every weekend; a laundry room because, unfortunately, unless we´re wizards, the laundry does not fold itself, and a kitchen, so I can bake cakes and keep my endless stock of Ben & Jerry's in the freezer.

My favourite part of the house would be my bedroom, because it would have a queen-size bed and a big window, so I can see the view. There would also be a tiny bookshelf where I would keep my favourite books with me all the time. 

My closet would be big too, probably in front of my bed.

My most prized possessions would be my jewellery and my books, my favourite things in the world!   


Nádia Pinto, 7.º E, n.º 16

Writing Contest - 8th grade Winner

A Bad Trip to Lisbon

In 2016 I was at a hotel in Lisbon. I spent 3 days there. I went to Kidzania and to the zoo.

On the last day of vacation I was having breakfast with my family. I stood up to get some orange juice and a waiter, accidentally, hit me with a tray. I was ok, I didn’t feel any pain. I went back to the table and my dad asked me what had happened. I had blood on my forehead. We quickly called the people that were working there. A lady put Betadine on my forehead, I just screamed. We rushed to the hospital, I couldn’t stand up, I was so dizzy. The nurse put some bandages on my forehead. In the afternoon we went to the Óbidos Castle. We visited the castle and it was very cool.

While my family and all of my neighbours were watching the Euro Final Portugal against France, one of our neighbours asked what had happened to my forehead. I told her the story. She was a nurse and said it was ok to take off my bandages. I still have a scar on my forehead.

Elsa Costa, n.º 5, 8.º E

(Publicado em 5 de maio  de 2022)


In English, please!

Last term, students participated in the Grammar Contest, that took place on 6th and 7th April, at Dr. José Domingues dos Santos School.

Students had to use grammar structures that they had learnt in the English classes. It was a very competitive contest!

 

Here are the Winners:

 

  • Henrique Toscano / Leonor Maia, 5.º D

  • Alexandre Clemente / Santiago Moreira, 6.º A

  • Ana Alves / Mariana Mesquita, 7.º D
  • Samuel Soares,  8.º D
  • Anita Maia, 9.º D


Congratulations to all participants!

  (Publicado em 21 de abril  de 2022)

Campeonato do Jogo do 24

No dia 7 de abril, foi efetuado o Campeonato do Jogo do 24, na Biblioteca da Escola, no âmbito da disciplina de Matemática.

Tudo começou num torneio que foi realizado em todas as turmas do segundo ciclo,  com o objetivo de selecionar, em cada turma, os quatro alunos que iriam  participar na final. Foram precisas  três finais para apurar o melhor aluno do 5.º ano, do 6.º ano e do 2.º ciclo.

O vencedor do 5.º ano foi o Henrique Toscano (5.º D) e o vencedor do 6.º ano foi o Tiago Pereira (6.º B). A Lua Heijmen (6.º D) foi a grande vencedora do 2.º ciclo.

Foi um jogo de cálculo mental, em que todos os jogadores mostraram muito empenho e  espírito competitivo, mas com  respeito pelos adversários.

Parabéns a todos os participantes! 


Professores dinamizadores: Ana Marta Lopes, César Domingues Luísa Maia e Paula Silva

Uma imagem com texto, pessoa, interior, teto

Descrição gerada automaticamente 

Uma imagem com texto, interior, pessoa, teto

Descrição gerada automaticamente

 (Publicado em 11 de abril  de 2022)


Visita ao ISEP (Instituto Politécnico de Engenharia do Porto)


Na passada quarta-feira, dia 30 de março de 2022 os alunos do 9º ano da escola Dr. José Domingues dos Santos visitaram o ISEP (Instituto Politécnico de Engenharia do Porto), no âmbito do programa “Engenheiras por um dia”, promovido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e dinamizado na nossa escola pelo professor Armando Moreira.

                                     

Os alunos do ISEP apresentaram os departamentos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Geotécnica, Engenharia Informática e Engenharia Eletrotécnica. Cada apresentação durou cerca de 15 minutos. Os alunos da nossa escola dividiram-se em 6 grupos, cada um acompanhado por um(a) aluno(a) do ISEP.


No departamento de Engenharia Civil foram apresentados modelos de pontes de massa de um concurso escolar em que os alunos tinham de construir uma ponte de massa com o menor número de massa e aguentar o maior peso de carga. Após esta demonstração, foram exibidos aparelhos que conseguiam medir a força dos objetos. No final, uma das professoras responsáveis fez uma introdução ao estudo do centro de massa de um corpo (matéria de físico-química do 11.º ano).


                                  

No departamento de Engenharia Mecânica, o professor responsável mostrou-nos algumas peças feitas por estudantes que frequentam o curso e diversos equipamentos utilizados para a produção das peças. No final da apresentação pudemos ver um carro completamente feito pelos alunos do ISEP. 



No departamento de Engenharia Geotécnica visitámos um laboratório onde estavam amostras de solos e de rochas e foram realizadas algumas experiências em relação à permeabilidade dos diferentes tipos de solos. Foi mostrada também uma câmara termográfica de infravermelhos que deteta a temperatura sem contacto necessário, assim como exemplos para a sua utilização. No fim da explicação vimos um vídeo sobre a importância da geotecnologia no mundo.


              


No departamento de Engenharia Informática fizemos uma pequena atividade relacionada com instruções: um grupo de alunos tinha de escrever um código e o outro grupo tinha de o executar. Esta atividade serviu para demonstrar o que acontece na informática, uma vez que um computador obedece a quem o programa e apenas segue as suas instruções. 

No departamento de Engenharia Eletrotécnica dois alunos do ISEP mostraram-nos alguns dos drones produzidos lá, robots submarinos com sensores que foram utilizados para explorar minas, robots para explorar o fundo do mar e a oficina onde eles produziam os seus componentes. 

No fim das apresentações, relativamente à oferta formativa existente no ISEP, os alunos fizeram uma visita ao museu onde estavam expostos métodos utilizados para ensinar antes das tecnologias que conhecemos hoje em dia aparecerem.

Na nossa opinião esta visita foi muito interessante e esclarecedora, uma vez que ficámos a conhecer a oferta formativa sobre todos os cursos do ISEP, fizemos várias visitas, atividades fascinantes, conhecemos a Ana Pires, a primeira mulher portuguesa a concluir o curso de cientista astronauta e outras alunas e professoras do ISEP que nos contaram um pouco sobre a sua experiência.


Maria Novais N.º 12 e Catarina Santos N º 4 (9.º E)

  (Publicado em 6 de abril  de 2022)


Fomos ao teatro em Português



No dia 16 de fevereiro, depois de um longo período de restrições devido à doença COVID-19, os alunos do 9.º ano foram finalmente ao teatro, para assistir à representação da peça Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.   

O espetáculo teve lugar em Perafita e, tal como nos tem habituado, a companhia de teatro “O Sonho” superou as expectativas dos nossos alunos, a avaliar pelos testemunhos recolhidos nas turmas A, B e D.


Professora Alda Chaves

 


“Foi um momento incrível, repleto de sustos, risos e expectativas constantes! Fiquei conectada com a peça do princípio ao fim.”  

Ana Moura, 9.º B


“Além de bastante divertida, esta ida ao teatro ajudou-me imenso a perceber a obra e a entender a crítica feita por Gil Vicente à sociedade do seu tempo.” 

Bianca Azevedo, 9.º B


“Enquanto espetadora, aquilo que me foi apresentado superou as minhas expectativas. Foi uma peça surpreendente, ativa e cativante, muito devido à excelente representação dos atores, dos quais destaco o que assumiu o papel do Diabo, que deu vida a todo o espetáculo. Como aluna, achei esta atividade importante para a compreensão desta obra de Gil Vicente, sobretudo porque os atores fizeram com que pudéssemos “entrar” na peça e, desse modo, perceber melhor cada personagem. Apercebi-me de que a ordem das cenas não se encontrava da forma pela qual estudámos, mas isso não foi impeditivo de compreender aquilo que o dramaturgo nos pretendeu transmitir. Aconselho a todos que assistam a esta peça.”  

Diana Torres, 9.º B


“Tal como previ, adorei a peça! O trabalho referente aos figurinos foi incrível, ajudando os alunos a terem uma perspetiva mais real das personagens da época. Apesar de serem em número reduzido, os atores fizeram um ótimo e surpreendente trabalho. A interação com o público merece destaque, pois, apesar da situação de pandemia, conseguiram, de forma criativa e segura, envolver-nos no seu próprio trabalho. Foi uma forma criativa de passar a mensagem de Gil Vicente, à qual ninguém pôde ficar indiferente.” 

Francisca Martins, 9.º B


“Apesar dos sustos constantes, acho importante referir o excelente comportamento dos alunos, neste espetáculo incrível.” 

Francisco Vale, 9.º B


“Por conta da pandemia, não tínhamos ainda tido oportunidade de ir a um espetáculo deste género, o que nos foi muito útil para o estudo da obra que estamos a abordar em Português.” 

Gonçalo Cação, 9.º B

 

“Primeiro, destaco a interação com o público, por ter tornado a peça mais dinâmica e mais divertida. Depois, remeto para o cómico, que foi reforçado pelos versos criados pelos atores com piadas atuais, o que fez com o espetador entendesse ainda melhor a mensagem da peça. Como aluno, ver a peça ao vivo ajudou-me também a compreender como funciona a representação de um texto dramático quando sobe à cena.” 

João Rodrigues, 9.º B


“Pela primeira vez em três anos, fomos a uma visita de estudo e nada melhor para marcar este acontecimento do que ir ao teatro! Foi definitivamente um momento enriquecedor, quer como aluno quer como pessoa, em interação e convivência com outros colegas. Quanto à peça, foi tudo perfeito! Atores incríveis, todos, sem exceção. A minha satisfação é plena, quer quanto ao conhecimento da obra de Gil Vicente, quer quanto a esta companhia de teatro.” 

Tomás Martins, 9.º B


“O cenário foi revelado de forma surpreendente e, sobretudo, a entrada assustadora do Diabo. A animação percorreu toda a peça, mas foram as participações do Parvo e da Alcoviteira aquelas que mais me surpreenderam, pela animação e pela brilhante interação com o público. Refiro ainda que a ordem de entrada dos atores foi alterada relativamente ao texto original, o que sublinha o profissionalismo destes atores, que tiveram de representar mais do que uma personagem e de encontrar estratégias de nos envolver verdadeiramente na representação.” 

Victória Costa, 9.º B


“Este auto foi bem representado pela companhia de teatro e foi muito mais divertido ver os atores a representá-lo do que ler ou ouvir ler toda a obra. Além disso, ir ao teatro ajudou-me a compreender melhor a mensagem do dramaturgo.” 

Clara Azevedo, 9.º A


“Com o Parvo, foi rir do princípio ao fim! Nunca desviei o olhar do palco para não perder nenhuma parte da cena.” 

Gabriel Pinto, 9.º A


 “Gostei muito de assistir a esta peça e voltava a fazê-lo, até porque me esclareceu algumas dúvidas sobre determinadas personagens.” 

Henrique Raeiro, 9.º A


“A prestação do Diabo merece destaque, sobretudo porque foi visível a importância do olhar, dos gestos e das expressões na comunicação. Mesmo que não falasse, estes elementos transmitiam, por si só, a mensagem desta personagem na obra.” 

Inês Pereira, 9.º A


“Destaco o trabalho do encenador, que teve a preocupação de adaptar a representação da peça aos jovens da nossa idade. A minha personagem preferida foi Joane, que, ao dizer grandes verdades, revela não ser assim tão Parvo. No seu conjunto, para além de me ajudar no estudo da obra e de me ter divertido, esta peça também me leva a refletir sobre os meus atos.” 

Joana Soares, 9.º A


“Achei o cenário ótimo e os atores certos para cada personagem, pois passaram a perceção de que aquilo era mesmo real!”

 José Lima, 9.º A


“Eu adorei ter feito parte desta experiência, pois, para além de ser apaixonada por teatro, apreciei a performance dos atores, que demonstraram uma gigantesca competência e carisma, tendo conseguido animar toda a sala. Além disso, esta obra fascina-me, e a forma como tudo foi organizado, tanto o cenário, quanto os figurinos e os acessórios, impressionou-me ainda mais. Destaco a personagem do Diabo, pela sua expressividade e eloquência. Por fim, estou certa de que esta vivência contribuiu muitíssimo para a minha aprendizagem, enriquecendo a compreensão da obra e alargando a minha admiração por esta produção literária.”

 Libânia Fontes, 9.º A


“Assistir a esta peça foi também aprofundar o conhecimento literário iniciado na aula. Além disso, estou certa de que o nosso trabalho de oralidade que se avizinha será muito mais dinâmico. O que mais me impressionou durante a representação foi a capacidade dos atores para cativar o público, não tendo havido quaisquer momentos de monotonia, o que reforça o seu profissionalismo.” 

Francisca Costa, 9.º A


“Um aspeto importante que deve ser referido foi a maneira como a companhia de atores adaptou a representação da peça ao tempo de pandemia, interagindo igualmente connosco, mas de forma segura.” 

Miguel Torres, 9.º A 


“Esta peça tornou-se muito mais engraçada com a brilhante atuação dos atores desta companhia de teatro, que conseguiu também tornar evidente a mensagem de Gil Vicente, numa época em que as pessoas não tinham o direto de opinar. Esta ida ao teatro foi bastante importante para a nossa aprendizagem.” 

Rodrigo Antunes, 9.º A


“A personagem de que mais gostei foi o Parvo, cuja atuação foi bastante engraçada, mesmo a opção de usar uma embalagem de álcool-gel como sinal de reprovação relativamente a algumas personagens, o que, para além de criativo, nos remete para estes tempos de pandemia e para a necessidade constante de nos protegermos. Vale mesmo a pena ver esta peça! Venham ver! Eles estão à vossa espera!” 

Sérgio Silva, 9.ºA


“Gostei muito do cenário e fiquei espantado com o facto de o mesmo ator representar vários papéis, sempre de forma profissional e dinâmica. A representação feita pelos atores deu-me a ideia clara do Auto da Barca do Inferno, ficando com a sensação de estar a viver esta obra.” 

Afonso Granja, 9.º D


“A personagem que me captou mais a atenção foi o Parvo, talvez pela inocência presente nas suas falas e pela forma como interagiu com o público. Gostaria de referir que, dado esta peça estar escrita num português diferente do atual, com muitos arcaísmos, é mais fácil a sua compreensão num espetáculo ao vivo. Aconselho vivamente esta peça a outros, pois é uma oportunidade de a vermos sair do papel e de compreendermos melhor a obra de um autor tão relevante na literatura portuguesa.” 

Alexandre Lindo, 9.º D


“Aconselho, sem dúvida, a assistirem a esta peça, principalmente com estes atores de qualidade. É uma experiência que fica para a vida. Tenho a certeza de que nunca me vou esquecer deste momento.” 

Anita Maia, 9.º D


“Os atores mostraram ser muito experientes, na medida em que eram tão poucos para tantas personagens, tendo decorado bem as suas falas, atuando de forma expressiva e interagindo com o público.” 

João Almeida, 9.º D


“Enquanto aluna, achei bastante atencioso por parte dos atores o facto de ficaram no palco, depois do espetáculo, para tirarem eventuais dúvidas dos alunos sobre a peça ou alguma personagem.” 

Maria Serra, 9.º D


“Esta peça de teatro é uma peça que tem de ser muito bem representada e a companhia de teatro O Sonho entregou-nos exatamente esse trabalho.” 

Mónica Silva, 9.º D


“Não estava com grandes expectativas, pois não sou dado a atividades artísticas, sobretudo peças de teatro. No entanto, fiquei deslumbrado e reconheço que fiquei deslumbrado e que me deu bastante prazer em assistir à peça.” 

Samuel Vonthron, 9.ºD



  (Publicado em 4 de fevereiro  de 2022)


Práticas desportivas em Lavra e localidades vizinhas


Os alunos da turma C do 6.º ano de escolaridade, da escola Dr. José Domingues dos Santos, elaboraram uma pesquisa exaustiva sobre várias possibilidades de prática desportiva em Lavra e localidades vizinhas. Esta informação foi recolhida e tratada durante o primeiro período de aulas, ou seja, de setembro a dezembro de 2021. Para isso, os alunos tiveram o apoio das professoras de: Português, Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Física, utilizando assim aulas das referidas disciplinas.


Uma imagem com mesa

Descrição gerada automaticamente


Uma imagem com mesa

Descrição gerada automaticamente


Uma imagem com mesa

Descrição gerada automaticamente


Uma imagem com mesa

Descrição gerada automaticamente


Uma imagem com mesa

Descrição gerada automaticamente


Uma imagem com mesa

Descrição gerada automaticamente


     Verifica-se que há uma grande diversidade de modalidades desportivas, quer em Lavra, quer em localidades vizinhas. Há modalidades com bola, sem bola, dentro de água, com animais, no ar…

     Com esta variedade, será fácil encontrar uma modalidade desportiva para praticar.


Turma: 6.ºC

  (Publicado em 4 de fevereiro  de 2022)

Atividades de Inglês

In the 1st term students participated in the English Writing Contest. 

These were the  winners:

Marta Silva, 5.º B

Lucas Rodrigues, 6.º C

Nádia Pinto, 7.º E

Luana Ferraz,  8.º E

Libânia Fontes, 9.º A

Congratulations to all! 
                                    
Keep writing in English!


                        Writing Contest - 5th grade Winner

My favourite star


My favourite star is Bárbara Bandeira. She is twenty years old. She is from Portugal. Her birthday is on the 23rd of July.

My favourite song is ”Onde vais”. This song is very beautiful. Her father is a singer too. His name is Rui Bandeira.

Marta Silva, 5.ºB, n.º 18 

                            Writing Contest - 6th grade Winner


Dear Agatha


I get up at seven o'clock and I have a quick shower.

Then, at twenty-past seven I get dressed and at twenty to eight I have breakfast.

My lessons start at a quarter past eight. My favorite  subject is English!

My lessons finish at five past one. I always have lunch in the school canteen.

I arrive at my study centre at two o'clock. I always do my homework at half past two. After that, I study from three o'clock to five o'clock. Then I have a break from half past five to half past six.

I arrive home at seven o'clock and I set the table.

I always have dinner with my family. Then I go to my bedroom and, before I go to bed I read for one hour.

I go to bed at half past nine!


Best wishes,

Lucas Rodrigues, 6.º C


Writing Contest - 7th grade Winner


Me and my best friend


Hi! My name´s Nádia and I live in Angeiras with my parents. We are Portuguese. I haven´t got any siblings, but that´s ok! I fancy being alone!

Whenever I have free time, I like to write and read. It´s my favorite thing to do! 

I´m medium height and a little chubby. I have got long frizzy dark brown hair and brown eyes. My face is round, and my skin is tanned.

My best friend´s name is Diogo. He´s eleven years old and his birthday´s on 7th December. 

He has got short brown hair and brown eyes. He´s as tall as me and chubby, too. 

We are loyal and impatient, but I´m more ambitious than him. However, he´s a lot more sociable than me. Indoor activities are the best for me! 

Nádia Pinto, nº 16, 7.º E

Writing Contest - 8th grade Winner

Me and my free-time activities

   Hi!

   My name is Luana and I´m thirteen years old. I´m Portuguese and I live in Maia with my mum, my stepfather and my stepsister, but today I´m staying at my dad´s with my dad, my stepmother and my stepbrother. 

   In my free time I like reading books while I´m listening to music, watching series, watching documentaries about serial killers and things like that. I would like to be a detective in that area. I like dancing, going for walks with my dog and cooking too.

   I like reading books because it´s an activity that keeps me away from my phone, my iPad and things like that. My perfect place to read is under an apple tree at my stepfather´s parents´ house. It´s just an amazing place. I like cooking because when I was little I usually cooked with my grandma. I loved it. Watching series, dancing and going for walks with my dog is just when I´m in the mood, because the other three activities are like the main characters of a film, and these three activities are like the people that stay in the back.

Luana Ferraz, nº8, 8ºE 


Writing Contest - 9th grade Winner

Healthy / Unhealthy Habits

I really think I have healthy habits but normally I don’t get enough sleep. However, I always aim to have a healthy diet, even though I sometimes eat junk food. I drink a lot of water and I eat a lot of vegetables, but sometimes I forget to eat fruit. I don’t even like soft drinks. I brush my teeth two or three times a day. Every day I have a skin care routine and I always protect my skin. I do regular exercise. When I don’t have volleyball or dance practice, I do exercise at home and, at the weekend, I go cycling with my friends, but sometimes I forget to put the helmet on. We also get together to play football or do other sports. I spend a lot of time outdoors, because I don’t like to stay at home too long but, on rainy days, I like to be cosy in my room keeping myself company.

Libânia Fontes, nº15, 9ºA

 (Publicado em 2 de fevereiro  de 2022)


Publicamos um grupo de filmes  que compilam uma série de trabalhos dos 5º e 6.º anos sobre Geometria - a circunferência. Ora vejam:

Natal Geométrico



O Cavaleiro da Dinamarca


                                             (Publicado em 26 de janeiro  de 2022)


Atividades de Inglês 

Students participated in the Spelling Bee Contest, that took place in the school library, in December 2021 and January 2022.

It was a very interesting competition, in which students spelled increasingly difficult words in English, winning those who managed to pass all the stages. 

 Here are the Winners:

                    Juliana Ribeiro, 5.ºC
                Lua Heijmen, 6.º D
            Nádia Pinto, 7.º E
                                                        Lucas Ramos,  8.º F
                                             Francisca Costa, 9.º A

Congratulations to all participants!




 (Publicado em 26 de janeiro  de 2022)

 Rosa dos Ventos

                 O termo “rosa dos ventos” foi criado devido à semelhança do desenho dos pontos cardeais presentes nas bússolas com uma rosa, que lembram  as pétalas desta flor.

                  A rosa dos ventos é a base da localização relativa em Geografia. Ela é utilizada para auxiliar a localização de determinado corpo ou objeto em relação a outro e indica-nos os pontos cardeais, colaterais e intermédios. 

Neste sentido e após a lecionação desta temática, os alunos foram convidados a construir uma rosa dos ventos com material reciclável. Estimulando, assim, a sua criatividade, desenvolvendo a capacidade de observação e aplicando o que aprenderam na sala de aula.


            Desta atividade realizada pelos alunos do 7.º ano da escola sede do Agrupamento resultou uma exposição, Rosa dos Ventos, que estará patente na sala do aluno desde o dia 19 de janeiro até ao dia 31 de janeiro e cujas imagens se apresentam abaixo.

             


      C:\Users\Professor\Desktop\Imagem 5.jpgC:\Users\Professor\Desktop\Imagem 2.jpgC:\Users\Professor\Desktop\Imagem 4.jpg

Professora Ana Isabel Cardoso, grupo 420- Geografia

 (Publicado em 24 de janeiro  de 2022)


Make TOP 5!

Já todos ouviram falar de “Make-a-Wish” – a fundação que realiza desejos de crianças doentes, proporcionando-lhes momentos de alegria e de esperança.
Este ano, a “Make-A-Wish Vai À Escola” convidou as escolas a usar as suas estrelas na decoração do espaço escolar e a nossa escola aceitou o desafio.
Até ao dia 10 de dezembro, podes ver a criatividade das decorações/constelações solidárias, que foram realizadas em muitas escolas portuguesas e, claro, votar na nossa para o TOP 5.

Basta clicar aqui:
http://makeawishvaiaescola.pt/votar-actividade/?utm_term=Concurso+de+Decoracao+de+Natal%3A+Vote+nas+suas+decoracoes+preferidas%21&utm_campaign=Make-A-Wish+Vai+%3F%3F+Escola&utm_source=e-goi&utm_medium=email



 (Publicado em 7 de dezembro  de 2021)


Reduzir é prevenir o bem-estar da Terra



No passado mês de novembro, celebrou-se a semana da Prevenção dos Resíduos, tendo decorrido na nossa escola uma troca de revistas e de livros usados. 

Alguns alunos e professores colocaram os seus livros e/ou revistas numa canastra, que estava na biblioteca da escola, e, na semana seguinte, levaram um livro ou uma revista à sua escolha. 

A atividade foi positiva, embora não possa ser considerada um sucesso, devido ao número diminuto de participantes.

A atitude certa é reduzir o consumo e reutilizar o que já temos, se quisermos contribuir para o bem-estar da nossa casa: a Terra. Portanto, há que sensibilizar a nossa comunidade, promovendo mais atividades no âmbito da prevenção dos resíduos.



Os professores coordenadores do Clube do Ambiente,
Naílce Vieira e Ricardo Andrade      
 (Publicado em  7 de dezembro de 2021)
    
Dia Nacional da Cultura Científica

O Dia Nacional da Cultura Científica assinala-se a 24 de novembro em
homenagem a Rómulo de Carvalho (1906-1997), professor de Física e Química
e promotor da cultura científica e do ensino da ciência no nosso país. Rómulo
de Carvalho estabeleceu também pontes entre a ciência e a poesia e, sob o
pseudónimo de António Gedeão, editou diversos livros de poesia.
No âmbito da comemoração desta data, e porque o desenvolvimento
sustentável é uma temática muito atual, este ano a BE dá-vos a conhecer um
inventor português, o Padre Himalaya (1868-1933), um pioneiro do
ecodesenvolvimento. Se clicares na imagem, podes explorar várias informações sobre este incrível inventor do séc. XIX!

Na BE podem ainda visitar as exposições “Dia da Floresta Autóctone e
Energia e Sustentabilidade” e ver o espaço dedicado a Rómulo de Carvalho.

(Publicado em 24 de novembro de 2021)


30 primaveras


No dia 11 de novembro de 1991, uma meia dúzia de alunos do 5.º ano e uma meia dúzia do 7.º ano inauguraram a Escola C+S de Lavra. Volvidos 30 anos, a escola foi mudando de nomes e foi acolhendo várias milhares de alunos, crianças, jovens e adultos.

Hoje, dia 11 de novembro de 2021, realizou-se uma comemoração singela para assinalar os 30 anos desta escola, com um ato simbólico: a plantação de um diospireiro. 

Tal como a árvore, uma escola é fundamental no bem-estar de uma sociedade – os seus frutos são as crianças que, pé ante pé, se tornarão cidadãos adultos que, com responsabilidade e resiliência,  vão desempenhar um papel na sociedade: cozinheiros, músicos, médicos, pedreiros, professores, bombeiros...

Portanto, quando uma escola faz anos, todos aqueles que por aqui passaram, alunos, docentes e não docentes,  também estão de parabéns.

Reportagem fotográfica de Catarina Vicente, 7.ºA

(Publicado em 22 de novembro de 2021)

Halloween - Inglês 1º ciclo

Aqui está o resultado da atividade de Halloween do 1º ciclo.

O tema era " Scare Covid Away" e os alunos, que quisessem participar, tinham que criar, com a ajuda das suas famílias, uma máscara para assustar o covid!!

A ideia era celebrar esta festividade e promover uma atividade que criasse uma ligação entre a escola e a comunidade, unindo todos nesta luta, incentivando o uso de máscara e chamando a atenção para todas as medidas de prevenção. 

Todos os participantes receberam um miminho pelos seus trabalhos fantásticos.

Vê aqui o fruto desse trabalho (clica na imagem): 

Patrícia Osório

(Publicado em 8 de novembro de 2021)


Dia Mundial da Alimentação – Somos o que comemos


No dia 14 de novembro, a Equipa da Educação para a Saúde, em colaboração com a Equipa da Biblioteca e os professores de Educação Musical, Francês, Português, Educação Visual do 3.º ciclo, Geografia e Cidadania 3.º ciclo, as professoras Daniela Coelho, Fátima Brandão, Naílce Vieira, Isilda Monteiro, Manuela Almeida, Ana Cristina Pereira e Patrícia Azevedo, organizou a comemoração do Dia Mundial da Alimentação, sob o lema “Somos o que comemos”.

Atempadamente, os alunos tinham realizado diversos trabalhos, nomeadamente sobre a alimentação saudável e sobre a relevância dos micronutrientes; a importância da dieta mediterrânica, “Sou mediterrânico com muito gosto”, e a influência dos Descobrimentos nos nossos hábitos alimentares - “Alimentação no Mundo”.


Todas as turmas tiveram a oportunidade de visitar esta exposição, que abrilhantou a sala do aluno, e puderam ver e saborear infusões de ervas aromáticas, frutas e outros alimentos saudáveis, assim como ver atentamente os trabalhos realizados pelos seus colegas. Na Biblioteca, podiam-se ler e ouvir poemas de Camões, Alberto Caeiro, Eugénio de Andrade e Al Berto, entre outros.

Isilda Monteiro

(Publicado em 28 de outubro de 2021)


Atividades de Inglês I

No final do ano letivo, as professoras de Inglês dinamizaram o concurso Culture Quiz, junto dos alunos do 2.º e do 3-º ciclo. 

Foi uma competição renhida, mas saudável, em que os alunos aplicaram e alargaram, de forma lúdica, os seus conhecimentos culturais sobre países de expressão Inglesa.

The Winners were:

5.º C – Lucas Rodrigues e Martim Bispo

6.º C – Carolina Sá e Rodrigo Bento

7.º D – Bruna Calobra e Francisco Gil Silva

9.º D – José Azevedo e Rafael Silva

9th grade participants
7th grade participants
6th grade participants
5th grade participants

Congratulations!

Atividades de Inglês II

This term students participated in the English Writing Contest. 

These are the  winners:

    Luana Ferraz7.º E
    Henrique Seabra, 8.º C
    Carolina Zasyadko9.º D

Congratulations to all!

Writing Contest - 7th Grade Winner


What I did during lockdown


Hi! My name is Luana and I´m going to talk about my lockdown. 


During lockdown I did many things, but what I did the most was reading and listening to music. I didn’t read normal books, I read fanfics, that are basically  online books where people your age write about famous people and other subjects like that. I was always reading about Harry Styles and Louis Tomlinson. They are my favourite singers.

  I chatted many times with my friends, mostly Rúben and Anabela, in a WhatsApp group that we have.

I watched a series with my family, called «the 100», and I saw many documentaries about princess Diana. She was a beautiful woman and a great person. Fun fact that isn’t funny: her funeral was on the day that I was born, not in the same year,obviously, but on the same day. I had some Korean classes, just for fun, and now I know the basics of Korean, but I only know how to write, I can’t speak, not yet. I went for many walks with my dog and my family, but only after or before the online classes. 

  And that’s it! That was a résumé of my quarantine! 


Luana Ferraz, nº 10, 7º E 


Writing Contest - 8th Grade Winner

The mysterious garden plant


Gardener finds an “extinct” plant!

   On a normal spring day, a gardener called António was preparing for another day of work in Lavra (Matosinhos). He was getting ready to inspect the garden, when suddenly he found a little shoot of a new plant  that he didn’t know (what a surprise!). He just discovered that it was “extinct” because he decided to do a lot of research on the internet and ask other gardeners if they knew the plant.

   Later, after this discovery, he contacted the municipal council to announce the discovery. He said he could hardly believe he was going to win 10 000€ and a prize for the best gardener of the year. His wife said they could finally buy a vegetable garden and a greenhouse to continue their work.

   And you, what would you do if you found an unknown plant?

  

Gallery of Greenhouse as a Home / BIAS Architects - 1

(Picture of their dream greenhouse)

Henrique João dos Santos de Abreu Seabra Nº9 8ºC

Writing Contest - 9th Grade Winner


You are a teenager!


    My name is Carolina, I’m almost 15 and I’m a teen. As a teen I have a lot of stress and problems,

like everyone else.

   My most serious problems are career choices. This year has been the most stressful year in my life. I have to choose which school I’ll go to next year, which course I’ll choose, the subjects, everything… This is too much pressure for me, I’m just a 14- year-old teenager.

   Besides all this, I don't really think I have many problems, I’ve never been bullied, I’ve never been worried about peer pressure, as I don't let anyone influence me saying what I should or shouldn't do, wear, think or say. 

   Another issue that stresses me a lot is deadlines. Deadlines are really stressful, since we have to do a lot of work in a short period of time and teachers just think about their classes and don't realize that we have other subjects too.

   To deal with stress, I usually don't do anything. I just relax, close my eyes and take a break on everything, to have a little time to myself. 



Carolina Zasyadko, n.º5, 9.ºD


Atividades de Inglês III

This term students participated in the English Grammar Contest. 



These are the  winners:

    Anabela Moreira, 7.º E
    Carlos Santos, 8.º D
    Vasco Silva, 9.º C

Congratulations to all!

(Publicado em 7 de julho de 2021)

Dia Mundial do Ambiente


No dia 4 de junho comemoramos o Dia do Ambiente na nossa Escola com pequenas e simples atividades que não implicaram uma grande aglomeração de alunos.

Assim a equipa do Clube do Ambiente em articulação com a equipa da Biblioteca proporcionaram aos alunos três tarefas simples e lúdicas.

Estas tarefas consistiram em: 

1º- Observar uma figura relacionada com a floresta e assinalar situações corretas e situações incorretas relativas à boa preservação do ambiente. 

2ª - A partir de um excerto de um poema de Maria Natália Miranda, refletir sobre um ambiente saudável respondendo a três questões.

 


3º- Construir uma borboleta e colocá-la numa árvore na biblioteca.




Sendo nosso objetivo desenvolver no aluno uma consciência ecológica, com estas atividades

procuramos sensibiliza-los para a adoção de boas práticas ambientais e aprenderem a

interagir com o ambiente de forma lúdica, observadora e criativa.


Professora de Educação Especial Fátima Brandão


(Publicado em 7 de junho de 2021)

Também relacionado com o Dia Mundial do Ambiente, os alunos desenvolveram trabalhos muito interessantes na disciplina de Ciências Naturais, apelando à proteção do Ambiente com trabalhos relativos ao tema. E o resultado foi este:




Em Geografia, o trabalho sobre o Ambiente refletiu-se na execução de marcadores de livros:

Finalmente, na aula de Ed. Musical, os alunos dos 6.º A, B e C cantaram uma canção de defesa do Ambiente. Para veres o vídeo, carrega na imagem.



(Publicado em 7 de junho de 2021)

Last term (first) students participated in the English Writing Contest. 

These are the  winners:


Lucas Rodrigues, 5.º C

Carolina Sá6.º C

Matilde Vieira7.º E

Margarida Ribeiro, 8.º C

Nuno Patrício9.º C

Congratulations to all!


Writing Contest - 5th Grade Winner



Hello! My name is Lucas.

My surname is Rodrigues.

I’m 10 (ten) years old, so I’m in 5th grade.

My birthday is on the 2nd of July, in summer.

I live in Portugal. I love my country, it’s beautiful!

I’m Portuguese but my best friend is Brazilian.

I love football, it’s nice!

My favorite athlete is Cristiano Ronaldo, he is the best!

Lucas Rodrigues, 5.º C


Writing Contest - 7th Grade Winner

All about me!


My name is Matilde and my surname is Vieira. I’m twelve years old. I’m from Portugal, so I’m Portuguese.


My daily routine is very simple. I like waking up early, at eight o’clock. I get up immediately and then I have a shower. After breakfast I brush my teeth, make my bed and do my homework. I usually have lunch at home, because I live near the school and classes only start at twenty to two on Mondays, Wednesdays and Fridays. On Tuesdays and Thursdays classes start at five to ten. I always go to school by car with my mother. I study at EB 2, 3 Dr. José Domingues dos Santos. It´s a great place! I love studying and meeting my friends there!

We have a lunch break from twenty past twelve to twenty to two. In the afternoon we have two short breaks of only ten minutes. Classes finish at half past six. My favourite subject is PE. I have got it on Tuesdays and Fridays.

After school I have roller skating practice until eight o’clock.

I always have dinner with my parents and my brother. Finally, I go to bed at about ten o’clock because I really like to sleep!


Matilde Vieira, n.º 16, 7.º E


Writing Contest - 9th Grade Winner


Will technology make our lives better in the future?




Will technology make our lives better in the future? You’ve probably asked yourself this question before and so have I. For me, technology will really make our lives better in the future.

Firstly, we can keep in touch without limitations using technology. If you want to talk with a friend or a relative that is far from you, you can do it only using your phone or many other devices (a laptop, a tablet,...). Therefore, technology helps your relations.

Secondly, technology can be really helpful. With a click, you can search something to work, order food or buy products. Besides, we use machines to make things, to move and to work.

Finally, technology is really entertaining. If you want to listen to music, you can do it on a stereo or an MP3 player, if you want to watch a film, you can do it with a DVD player or if you want to play a game, you can do it with a games console. As a result, you never get bored and you can always have a great time.

In conclusion, technology will really make our lives better in the future. In fact, if we look around, we can see that already happening. 


Nuno Patrício, n.º 14, 9.º C

(Publicado a 19/01/2021)



The Spelling Bee Contest took place on 15th December 2020, at the School Library.

One student in each class, from the 5th to the 9th grade, answers increasingly difficult questions until there is only one a year.

AND THE WINNERS WERE... 

Alexandre Clemente, 5.º A


Nádia Pinto, 6.º D
  
  
Diana Martins, 7.º C
 
  
Alexandre Lindo, 8.º B
  
 
Inês Ramalho, 9.º E



Congratulations to the participants!

Thanks for your collaboration!

(Publicado em 14 de janeiro de 2021)

Mais uma vez, na nossa escola, irá decorrer o Concurso de Leitura. Esta atividade destina-se a todos os alunos do 8.º e do 9.º anos que se mostrem interessados em participar. 

Durante as férias e/ou nas primeiras semanas de janeiro, os alunos têm de ler A Pérola de John Steinbeck.

Em meados de janeiro, irão à biblioteca para responder a uma ficha de verificação de leitura.

A segunda fase será no fim do 2.º período e, evidentemente, os finalistas passarão à 3.ª fase, no 3.º período.

Como já sabem, contamos com a vossa participação, porque LER É CRESCER.

Quem vai participar?

Podem requisitar o livro na biblioteca, ou pedi-lo emprestado, ou comprá-lo:

https://www.wook.pt/livro/a-perola-john-steinbeck/15327898


(Publicado a 13 de dezembro de 2020)


Vamos ajudar a Marta Nogueira! 


    O desafio era simples: "Basta pôr aqui as tampinhas que se vão transformar em dinheiro para pagar a fisioterapia da Marta".

    Ao longo de três semanas, a comunidade educativa, alunos, professores e funcionários, foi depositando as "tampinhas".

    Terminado o prazo, 2 caixotes, 9 garrafões e 1 garrafa, repletas de tampas e tampinhas, foram entregues nos Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça, um dos pontos de recolha desta campanha solidária.

Isilda Monteiro (Professora)

(Publicado em 8 de dezembro de 2020)

Parar para ler - 10 minutos com poesia

Sob o lema "Descobrir caminhos para o bem-estar e saúde com a Biblioteca Escolar", durante o mês de outubro, comemora-se a existência das Bibliotecas Escolares em todo o mundo, quanto mais não seja, nos países em que a biblioteca faz parte integrante da vivência escolar.

Neste âmbito, a 26 de outubro, Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, ªa semelhança de anos anteriores, a equipa da BE organiza e divulga a atividade "Parar para ler".

No turno da manhã, a partir das 9.55h e, no turno da tarde, às 15.20h, silenciosamente, todos são convidados a ler poemas que serão projetados nas salas de aulas.

Num segundo momento, caso queiram  ouvir dizer poesia ou, ainda, festejar o casamento de duas artes, a Literatura e a Música, também poderão ler/cantar em voz alta.

Bastará clicar nos nomes e obter as hiperligações:

  • Figuinho da capa rota, de Matilde Rosa Araújo & Cançõezinhas da Tila, de Fernando Lopes-Graça, para o 5.º ano;
  • Frutos, de Eugénio de Andrade, poema dito por Rita Couto, para o 6.º ano;
  • A noite passada, poema escrito e interpretado por Sérgio Godinho, para o 9.º ano;

Fonte: a equipa do jornal

(Publicado em 26 de outubro de 2020)






0 comentários:

Enviar um comentário