O dia 5 de novembro é considerado por muitas instituições e associações ligadas ao Cinema, como o Dia Mundial do Cinema. No entanto, não houve nenhuma entidade acreditada que o tenha declarado, sendo apenas considerado o dia 27 de outubro, como o Dia Mundial do Património audiovisual (onde o cinema se inclui) decretado pela UNESCO.
Mas como todos os pretextos são bons para ver cinema, depois de uma brevíssima história sobre a sétima Arte, apresentamos algumas curtas metragens de um dos maiores cineastas de todos os tempos: Charles Spencer Chaplin, "Charlot".
Em 1895, Paris teve a primeira sessão pública de cinema, que foi organizada pelos irmãos Auguste e Louis Lumière. Utilizando um aparelho chamado cinematógrafo, foram projetadas imagens em movimento para cerca de 30 espectadores.
Posteriormente, Georges Mèliés inseriu a performance teatral na linguagem cinematográfica. Baseado na obra de Júlio Verne criou o filme Viagem à Lua, exibido em 1902, o que levou o cinema a um novo patamar devido ao uso de "efeitos especiais".
A partir de então, o cinema cresceu como forma de contar histórias, difundir a cultura e propagar o conhecimento. O desenvolvimento de equipamentos e a evolução tecnológica permitiram que a arte se aproximasse do público, cada vez com mais realismo.
0 comentários:
Enviar um comentário