zf Dia Nacional da Floresta Autóctone ~ Letras à espreita

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Dia Nacional da Floresta Autóctone

Curiosidades sobre plantas

As plantas representam um papel muito importante no nosso dia-a-dia, nomeadamente como fornecedoras de oxigénio, de alimento, na medicina, decoração, entre outros. Elas também possuem imensas curiosidades.

Por exemplo, na Austrália existem várias espécies vegetais, o que fez com que os primeiros exploradores, ao escolherem uma  baía para primeira colónia, a denominassem por "Botany Bay", que significa “Baía Botânica”, um local onde foram encontradas mais de 1000 espécies diferentes de plantas.

Outra curiosidade é que uma árvore nova, medindo no mínimo um metro, pode transportar da raiz para as folhas até 45 litros de água num dia. Um carvalho adulto consegue elevar mais de 500 litros de água para usar nas suas atividades vitais.

Mais um exemplo, as árvores mais antigas que existem no planeta Terra encontram-se em algumas amostras com mais de 5000 anos nas Montanhas Brancas, dos Estados Unidos da América, a cerca de 2700 m de altitude. São da espécie Pinus aristata.

Para além disto, as sequoias são as árvores mais altas à face da Terra, existindo seis com mais de 1 hm de altura, todas presentes no estado da Califórnia. Em Portugal existe uma destas árvores com um tamanho notável em Vidago, Chaves, no distrito de Vila Real.

Quase a acabar, ainda há a Gingko biloba que é uma árvore vulgar no Japão. Até se conta que é muito persistente, pois foi a única árvore que perdurou depois do bombardeamento atómico em Hiroshima.

Por fim, a maior semente que existe é criada por uma espécie gigante de palmeira, que procura abrigo nas ilhas Seychelles. Chama-se "o coco do mar", que pode chegar a pesar cerca de 20kg ou mais.

Samuel Soares, 7ºD Nº25


Fontes de pesquisa:

http://naturlink.pt/article.aspx?menuid=13&cid=3018&bl=1

https://pt.wikipedia.org/


A Importância da Floresta autóctone

A aluna Lara Manadas, do 7.º C fez uma pesquisa sobre a Floresta autóctone, no âmbito do Dia Nacional e deixa-nos aqui o resultado das suas pesquisas. Clica na imagem para acederes ao documento.


Fonte: http://www.florestacomum.org/floresta-autoctone/




0 comentários:

Enviar um comentário