zf Dia Internacional da Mulher ~ Letras à espreita

domingo, 7 de março de 2021

Dia Internacional da Mulher

Porque é que o dia 8 de março é o Dia Internacional das Mulheres?

A ideia de uma celebração anual que lembrasse a importância das Mulheres na sociedade surgiu em Nova Iorque, em 20 de fevereiro de 1909, quando foi organizada uma grande manifestação com cerca de 3000 pessoas,  pela igualdade de direitos civis e em defesa do voto feminino, tendo culminado, em novembro, com uma longa greve têxtil que fechou 500 fábricas americanas. 

Um ano depois, em Copenhaga (Dinamarca, 1910), tentou-se estabelecer uma data específica anual para a celebração das Mulheres.

Copenhaga 1910 -VIII Congresso da Internacional Socialista

A partir de 1913, as mulheres russas passaram a celebrar a data com manifestações realizadas no último domingo de fevereiro. 

Com a primeira Guerra Mundial eclodiram protestos em todo o mundo.

Por alturas da primeira revolução russa, em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário juliano usado na Rússia, data do início da Revolução Soviética), organizou-se uma grande marcha de mulheres (90 000 operárias) que protestavam contra a subida do custo de vida, o desemprego e as más condições de vida no país. Chamaram a essa manifestação "Pão e Paz". Em 1921 essa data foi oficializada na URSS.

Somente mais de 20 anos depois, em 1945 (fim da II Guerra Mundial), a ONU (Organização das Nações Unidas) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre Homens e Mulheres.

Nos anos de 1960, o movimento feminista engrandeceu e, em 1975, comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher.

Finalmente, em 1977, o "8 de Março" foi oficialmente reconhecido pela ONU.

A data é celebrada apenas em cerca de 100 países no Mundo; nos outros, é ignorada!

Foi longo o caminho!

Também em Portugal a luta das Mulheres pela igualdade e pelo Direito de Voto foi longa e começou há muito tempo. 
Começou com uma mulher, Carolina Beatriz Angelo, a 1ª Mulher a votar em Portugal!
Vê o pequeno vídeo sobre a sua vida.

  

 Fontes:

https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher

https://ensina.rtp.pt/artigo/e-deus-criou-a-mulher-ou-talvez-nao/?utm_term=No+Ensina%3A+as+febres+do+seculo%3B+a+desigualdade+de+genero%3B+os+segredos+do+porco+preto+alentejano%3B+a+historia+do+ensino+universitario+em+Portugal+e+o+terramoto+de+1969&utm_campaign=RTP+Newsletters&utm_source=e-goi&utm_medium=email


O olhar feminino sobre o Islão

Clica na imagens para veres uma reportagem de mulheres muçulmanas que vivem em Portugal



0 comentários:

Enviar um comentário