zf Setembro! Novamente na Escola! ~ Letras à espreita

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Setembro! Novamente na Escola!

Iniciamos este novo ano letivo, dando as boas-vindas a todos! E não haveria melhor maneira de começar o ano do que apresentando esta carta de um menino de nove anos que decidiu escrever uma carta ao Presidente Jorge Sampaio. E teve resposta. Ora vejam:

"Jorge Sampaio, o Presidente que ouviu uma criança de 9 anos"

Não resisto [Laurinda Alves] a partilhar esta 'carta' maravilhosa do Tomás Carvalho, hoje com 26 anos:


"Não sou uma pessoa de muitas palavras nem grandes textos, mas a morte de Jorge Sampaio marcou-me de uma forma especial. Como alguns sabem, a maioria talvez não, eu e o ex-presidente Jorge Sampaio temos uma história muito bonita. Se há altura para falar dela acho que é agora.

Em 2004, com apenas 9 anos, fui a Madrid com a minha família passar uns dias e fiquei fascinado com um pormenor daquela cidade: a sua grande bandeira de Espanha em plena Plaza Colón. Não me considerava uma criança especialmente patriótica, mas na altura intrigou-me o facto de não haver uma bandeira de tal dimensão em Lisboa (onde vivia).

Chegado a Portugal, talvez por estarem fartos de me ouvir, os meus pais sugeriram-me que escrevesse uma carta dirigida ao Presidente da República, o Dr. Jorge Sampaio, a pedir que fosse colocada uma bandeira de Portugal ainda maior num local emblemático da nossa capital. E eu lá escrevi.

Como se o facto de ter escrito uma carta ao Presidente da República em “Comic Sans” não fosse já algo pouco usual, a verdade é que passado algum tempo recebo um polícia em minha casa para me dizer que a minha carta tinha sido entregue, e que o Dr. Jorge Sampaio não só tinha gostado da ideia, como tinha decidido (a par com a Câmara de Lisboa) avançar com a ideia. A bandeira acabaria por ser colocada num local onde muitos passamos diariamente, no alto do Parque Eduardo VII.

Este foi um gesto que na altura me marcou muito, mas que me foi marcando ainda mais à medida que o tempo foi passando. O facto de um Presidente da República se ter dado ao trabalho de me responder no seu último dia como presidente, de me oferecer algumas lembranças (um quadro seu assinado pelo próprio, uma mensagem a agradecer pela iniciativa, uma bandeira miniatura oficial de Portugal e um livro com a história dos presidentes da república - que guardo com carinho), mas acima de tudo, de reconhecer que a iniciativa tinha sido minha (podia perfeitamente ter reivindicado a ideia), parece-me algo que não está ao alcance de todos.

Nunca mais mantivemos o contacto, até ao dia em que completei 18 anos, quando surpreendentemente recebo uma carta do Dr. Jorge Sampaio a parabenizar-me e a dizer que nunca mais se tinha esquecido da minha carta.

Eu nunca tive oportunidade de lhe agradecer pessoalmente (nunca nos cruzámos), mas fica aqui o meu especial agradecimento público ao Jorge Sampaio pelo seu gesto, tão simples e humano, que demonstra o bom homem que era, e que me inspirou muito. Sem dúvida que guardarei esta história comigo para o resto da minha vida.

Por isso mesmo, um enorme bem-haja ao Jorge Sampaio".


 

Tomás Carvalho

@projetomemoria 

#projetomemoria

#jorgesampaio



0 comentários:

Enviar um comentário