zf Homenagem a um Homem bom ~ Letras à espreita

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Homenagem a um Homem bom

 



Homenagem a um Homem bom

Aristides de Sousa Mendes foi um Homem bom que salvou milhares de vidas em prejuízo da sua vida e do bem-estar dos seus familiares.

Nascido em 1865, em Cabanas de Viriato, Aristides escolheu a carreira diplomata e foi mais um português que trabalhou pelo mundo: Zanzibar, na Guiana Britânica, Curitiba e Porto Alegre, no Brasil, São Francisco e Boston, nos Estados Unidos, Vigo, em Espanha, no Luxemburgo, na Bélgica e, por último, em França.

Foi em  Bordéus, em França, no dia 17 de junho de 1940, que o diplomata decide emitir vistos a quem fugia de Hitler. Os “vistos” que permitiriam passar as fronteiras em busca de países onde a ameaça nazi não existia. Os mesmos “vistos” que Salazar, então ministro dos negócios estrangeiros, tinha proibido a emissão. 

Conseguiu assinar cerca de 10 000 vistos e, assim, salvou muitos e muitos milhares de pessoas, se tivermos em conta todos os descendentes que nasceram posteriormente.

Numa tardia,  mas merecida homenagem, hoje, no Panteão Nacional, será descerrada uma lápide para honrar o ato heroico deste egrégio português.

"Era verdadeiramente a minha intenção salvar toda aquela gente." – disse Aristides de Sousa Mendes, para justificar a sua desobediência a uma ordem de Salazar.

Morreu a 3 de abril de 1954, em Lisboa.

Isilda Monteiro

Curiosidade: entre aqueles que receberam vistos encontra-se Salvador Dali, cujas pinturas pós–guerra existem graças a Aristides de Sousa Mendes.

Para saber +

https://www.centerofportugal.com/pt/tour/aristides-de-sousa-mendes-o-consul-insubordinado/

https://fundacaoaristidesdesousamendes.pt/


0 comentários:

Enviar um comentário