zf Engenheiras por um dia! ~ Letras à espreita

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Engenheiras por um dia!

 Nova atividade do Projeto Engenheiras por um dia 


    No passado dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, tivemos o privilégio de ter a
visita, na escola, da Dra. Sílvia Castro, diretora da zona norte do Banco BNP Paribas.
    
    A Dra. Sílvia começou por nos falar sobre o seu percurso, tanto a nível pessoal como
profissional. Pessoalmente, achei bastante interessante o facto de ela ter vivido em
diferentes locais ao longo da sua vida, mas, o que me captou mais a atenção, foi 
já ter vivido num país como a África do Sul, que engloba uma realidade totalmente diferente
da de Portugal. Disse-nos ainda que, em pequena, o seu maior sonho era ser engenheira,
pois sempre que ia visitar o pai ao seu gabinete de trabalho, via todas aquelas plantas de projetos nas
paredes e sentia-se maravilhada e fascinada.
    Falou-nos bastante, também, da sua filha e do vasto número de profissões que ela já
quis seguir, tais como veterinária, engenheira, entre outras. Sobre este assunto, a Dra. Sílvia
contou-nos muitas conversas dela com a sua filha que nos tiraram bastantes gargalhadas da
boca.
    No meio das gargalhadas todas e dos sorrisos contagiantes da Dra. Sílvia, saiu-lhe
uma frase dos lábios que me fez refletir bastante: “Se eu pudesse falar com aquela menina
pequenina e dizer-lhe onde ela iria chegar um dia, acho que ela iria rir-se das minhas
palavras”. No meu caso, acho que se me virasse para a "mini eu" e lhe dissesse que,
futuramente, teria notas incríveis e que seria o orgulho dos seus papás, ela iria rir-se na
minha cara.
    A Dra. Sílvia fez-nos diversas perguntas sobre o que gostaríamos de ser no futuro e,
surpreendentemente, quase ninguém conseguiu responder. Acho que, depois do que nos
disse acerca do seu percurso de vida, nos deixou a pensar no que realmente queremos ser
no futuro.
    Gostei bastante da visita da Dra. Sílvia à nossa escola, pois, de algum modo, ela
conseguiu virar a minha mente do avesso, apenas por dizer aquelas palavras sobre o que
diríamos ao nosso mini eu. Espero poder reencontrá-la um dia e dar-lhe uma resposta certa
à pergunta que ela nos fez: “O que é que vocês serão um dia?”.
Luana Ferraz, 9°D


0 comentários:

Enviar um comentário