zf Acreditem nos vossos sonhos! ~ Letras à espreita

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Acreditem nos vossos sonhos!

Entrevista 

Acreditem nos vossos sonhos 

Ricardo Jorge Carvalho Jesus, 14 anos, frequenta o 9.º ano desta escola. Nos seus “tempos livres” tem treinos de natação. As competições costumam ser aos domingos. 



- Boa tarde, Ricardo!
- Boa tarde!
- O que te levou a escolher a natação? Foram os teus pais ou foste tu que os convenceste?
- Na verdade, não foi nenhum de nós. Por volta dos três anos, o meu médico aconselhou-me a fazer natação, porque tenho asma. Depois adorei e continuo a praticar até aos dias de hoje.
- À semelhança de outros desportos, a natação tem várias modalidades. Quais são e qual é a tua preferida?
 - A minha modalidade preferida é "mariposa", para além dela também gosto de fazer "estilos" e "bruços". 
- Onde treinas e com que frequência?
- Eu treino na piscina municipal da Senhora da Hora e treino de segunda a sábado. Segundas, quartas e sábados treino 2h, às terças, quintas e sextas treino 3h, mais 1h de ginásio e 2h na piscina.
- São muitas horas por semana! Como é que consegues conciliar os estudos com um horário tão preenchido?
- Quando não tenho aulas de tarde, aproveito para estudar até à hora do treino.
- E os teus pais como é que se organizam para nunca faltares aos treinos e às competições?
- Para os treinos costumo ir com uma amiga minha e depois o meu pai vai-me buscar. Quando tenho competições, vou quase sempre na carrinha do Leixões e os meus pais vão lá ter.
- A tua irmã pratica algum desporto?
- Sim, pratica dança, em Leça da Palmeira, o grupo chama-se "Attitude" e já veio aqui à escola atuar, no dia da festa do agrupamento.
- Quem é o “Cristiano Ronaldo” da natação?
- O melhor de todos é o Michael Phelps, no entanto já não pratica natação, devido à idade. Atualmente, há vários, mas eu acho que o melhor de todos é o Haiyang Qin, um nadador chinês de 24 anos.
- Já venceste alguma competição?
- Sim, já venci " 200 mariposas" e "100 mariposas"
- Além da alegria das vitórias, que outros benefícios te dá a natação?
- Saúde. 
- No futuro, imaginas a tua vida ligada ao desporto ou tens outros objetivos?
- Imagino-me ligado ao desporto.
- És um jovem de 14 anos e um bom exemplo de que é possível estudar e ser atleta federado, embora seja difícil… Que conselho podes deixar aos outros jovens? 
- Acreditem nos vossos sonhos e acreditem que são os melhores.
- Obrigada por esta entrevista, Ricardo!
- De nada. 
Entrevista conduzida por Laura Pinto, 9.ºA

0 comentários:

Enviar um comentário